Acidentes e quase acidentes de trânsito com idosos estão relacionados a alguma anormalidade na visão

Pesquisa aponta que a maior parte das causas de acidentes e quase acidentes com idosos estava relacionada a alguma anormalidade na visão

 23/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha comenta sobre um dilema polêmico: É mais perigoso que um jovem esteja ao volante ou um idoso? De acordo com Rocha, em pesquisa publicada recentemente na revista Jama Ophthalmology ficou evidente que problemas de visão tornaram o ato de dirigir arriscado para pessoas com idade mais avançada.

No estudo foram acompanhados, entre 2015 a 2018, 154 idosos habilitados com idade acima de 70 anos. Mesmo esses idosos apresentando boa saúde mental e física, os resultados apontaram que 90% tiveram algum problema ocular no último ano do acompanhamento. Ainda de acordo com os resultados, grande parte das causas de acidentes e quase acidentes desses idosos estava relacionada a alguma anormalidade na visão.

Segundo o professor Rocha, esses problemas de visão estão, em grande parte, atrelados à cognição e a limitações de reflexos, o que não permite que eles sejam resolvidos com a adição de óculos ou de cirurgias de correção.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.