A Villa Tugendhat está no salão Caramelo da FAU

Guilherme Wisnik convida o público para uma exposição que teve importante contribuição dos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

06/10/2022 - Publicado há 1 ano

Nesta semana, em sua coluna, o professor Guilherme Wisnik convida os interessados em arquitetura para a exposição Villa Tugendhat: A Invenção do Espaço Fluido, em cartaz, até o final do mês, no salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Ele explica que a Villa Tugendhat é uma casa construída para um casal judeu de industriais pelo arquiteto moderno alemão Ludwig Mies van der Rohe, em Brno, na República Checa, e destaca que a exposição teve uma importante contribuição de alunos da FAU, que fizeram uma reinterpretação da moradia, construindo a planta da casa no piso do salão Caramelo. A Villa Tugendhat cabe no tamanho do miolo da FAU, que é o piso do salão Caramelo, marcado com fita no chão, “a la Dogville, do Lars von Trier, marcando as dimensões, e aí se vê a parede curva, por exemplo, que influenciou muito a arquitetura brasileira”.

A contribuição dos alunos da FAU também pode ser vista na construção de uma maquete de projetos brasileiros de Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer, influenciados pela Villa Tugendhat. Ainda em relação a essa mostra, Wisnik convida os interessados nesse patrimônio da arquitetura moderna mundial para um evento previsto para acontecer a partir das 18h30, no IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil – Rua Bento Freitas, 306, 1º andar). Trata-se da exibição do filme Um Destino Chamado Tugendhat, seguido de uma palestra do arquiteto Marco Maio sobre a arquitetura moderna checa.

Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.