“A última coisa seria voltar a fazer tudo o que fizemos antes”

Giselle Beiguelman destaca o pensamento do sociólogo Bruno Latour sobre a globalização a partir da covid-19

 06/04/2020 - Publicado há 4 anos
Por

 “Difícil de conjecturar sobre como será a volta ao cotidiano depois dessa súbita interrupção na nossa mobilidade”, comenta a artista e professora Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens, da Rádio USP (clique e ouça o player acima). “Mas essas primeiras semanas têm mobilizado vários pensadores contemporâneos.”

A professora destaca o texto do sociólogo e filósofo, Bruno Latour,  Imaginar gestos que barrem o retorno da produção pré-crise, recém-publicado pela N-1 Edições. “Latour traz interessantes pontos de vista a esse respeito. Afirma que a última coisa seria voltar a fazer tudo o que fizemos antes e que este é um momento privilegiado para repensar o modelo de globalização neoliberal.”

Neste momento de paralisação, Latour fala da importância de todos serem efetivos interruptores da globalização. “Ele propõe fazer um inventário das atividades que gostaríamos que não fossem retomadas e daquelas que, pelo contrário, gostaríamos que fossem ampliadas.”

Giselle Beiguelman passa aos ouvintes e leitores seis perguntas elaboradas por Latour para serem respondidas individualmente e, depois, coletivamente:

– Quais as atividades agora suspensas que você gostaria que não fossem retomadas?

– Descreva por que essa atividade lhe parece prejudicial/supérflua/perigosa e de que forma a sua interrupção tornou outras atividades mais fáceis.

– Que medidas você sugere para facilitar a transição para outras atividades daqueles trabalhadores/empregados/agentes/empresários que não poderão mais continuar nas atividades que você está suprimindo?

– Quais as atividades que foram suspensas que você gostaria que fossem recriadas a partir do zero?

– Descreva por que essa atividade lhe parece positiva e como ela torna outras atividades que você prefere mais fáceis.

– Que medidas você sugere para ajudar a retomar/desenvolver/criar essa atividade?

Para saber mais sobre o texto comentado de Bruno Latour acesse: https://n-1edicoes.org/008-1

Ouça no link acima a íntegra da coluna Ouvindo Imagens.


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.