A tecnologia a serviço da indústria de armas

Luli Radfahrer observa que a indústria de armamentos sempre foi muito tecnológica e que para tudo que existe uma aplicação civil, existe algo mais sofisticado de uso militar

 13/05/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Com base na resistência da Ucrânia diante da invasão da Rússia, Luli Radfahrer elegeu como tema desta sua coluna a tecnologia de guerra, que faz uso de armamentos modernos. De acordo com ele, as armas norte-americanas e europeias que estão chegando na Ucrânia são tanto mais potentes quanto complexas. Diz o colunista: “Não adianta mandar os aviões mais potentes, porque pilotá-los é uma coisa completamente diferente hoje, tem toda essa questão, não é simplesmente uma máquina mais moderna, mas é todo um aprendizado que precisa”. De resto, Radfahrer lembra que a indústria de armamentos sempre foi muito tecnológica, “a gente tem coisas que parece ficção científica […] para tudo que existe uma aplicação civil, existe algo mais sofisticado de uso militar. A gente não pode esquecer que a própria internet surgiu primeiro como uma rede de uso militar”.

Toda essa tecnologia está, em tese, a favor de poupar a vida de civis, uma vez que a indústria de armas alega que armamentos mais potentes, por serem mais precisos, tendem a diminuir a morte daqueles. “Em hipótese, isso pode dar certo, mas a gente tem que sempre lembrar primeiro qual é a intenção do sujeito”, uma vez que, argumenta o colunista, se a intenção é ruim, pouco importa a qualidade da arma. Por outro lado, o quadro é mais complexo, porque não se pode ignorar que mortes indiretas podem ocorrer. Além disso, não se pode esquecer da guerra cibernética que, por si só, “pode ser muito perigosa e pode causar muito mais danos”. Ela é o grande pesadelo das pessoas hoje em dia, diz Radfahrer, “porque, apesar da outra guerra ser mais visível e evidente, ela (guerra cibernética) pode levar a mortes muito maiores e, acima de tudo, ser muito difícil de identificar quem é o sujeito que está promovendo a violência”.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.