A relação entre AVC e distúrbios respiratórios do sono

Segundo Octávio Pontes Neto, tais distúrbios podem agravar o prognóstico do AVC ao aumentar o risco de recorrência, piorar o controle da pressão arterial e reduzir a oxigenação cerebral

 03/12/2024 - Publicado há 1 mês
Por

Logo da Rádio USP

Uma  pesquisa científica recente aponta que em torno de 60% dos pacientes com AVC apresentam distúrbios respiratórios do sono. Os distúrbios respiratórios do sono, como a apneia obstrutiva, podem agravar o prognóstico do AVC ao aumentar o risco de recorrência, piorar o controle da pressão arterial e reduzir a oxigenação cerebral durante o sono. Isso pode comprometer a recuperação neurológica e funcional, além de impactar a qualidade de vida dos pacientes.

A pesquisa também aponta diferenças na prevalência desses distúrbios entre regiões, com maior incidência na Ásia. Essa diferença pode estar ligada a fatores genéticos, culturais e ambientais, além de variações nos critérios diagnósticos e métodos utilizados nos estudos; por exemplo, diferenças nos hábitos alimentares, prevalência de obesidade e até questões relacionadas ao acesso a diagnósticos especializados podem influenciar os resultados observados entre as regiões. O estudo foi conduzido por Xiaofeng Su, do West China Hospital, West China School of Nursing, Sichuan University, em Chengdu, China. Ele foi publicado on-line em 18 de novembro na revista Frontiers in Neurology.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.