A relação entre psicologia e economia, eis aí um tema que nos remete ao pressuposto de que o indivíduo está no centro da teoria econômica, é o tomador de decisões. Diz Luciano Nakabashi: “A psicologia tem trazido novos elementos, que são bastante importantes, em vários momentos o indivíduo não é tão racional assim, você tem até Prêmio Nobel em Economia, de pesquisadores da psicologia, como Daniel Kahneman, excelente exemplo dessa importância da psicologia, trazendo novos elementos para se pensar a economia”. Pois a psicologia empurra para o primeiro plano a questão das crenças afetando a decisão dos indivíduos, “crenças ou cognições são formadas de acordo com o histórico de cada pessoa, a família, a escola onde ela cresceu, as relações, o ambiente social e cultural que a pessoa está inserida, tudo isso vai afetando as crenças que as pessoas têm e essas crenças ajudam a pessoa a enxergar o mundo de determinada forma”. Nakabashi observa ainda que as crenças são afetadas por novas experiências, “mas não é uma coisa que cada experiência afeta essas crenças da mesma forma, porque o indivíduo tem a tendência de observar o que acontece no mundo e aquilo que está de acordo com as crenças acaba servindo para fortalecer essas crenças e o que contradiz meio que o indivíduo bloqueia, as pessoas acabam bloqueando e dispensando, descartando aquelas evidências que vão contra as próprias crenças”.
Aqui ele cita um ponto que considera bastante importante, a questão das mudanças climáticas: “Existem muitas evidências, a ciência já vem dizendo há bastante tempo que isso estava acontecendo, as ações humanas afetando a temperatura global e essa temperatura traria consequências bastante importantes em termos de aumento do nível do mar, mudanças climáticas cada vez mais severas. A ciência previu isso e isso está acontecendo de forma cada vez mais palpável. E aí as pessoas olham isso de forma diferente, algumas pessoas que não acreditam que essas mudanças estão ocorrendo, elas acham que isso é uma coisa natural, já aconteceu no passado, mas quando você olha a relação que a própria ciência vem trazendo, e uma relação bastante clara de emissões de gases de efeito estufa, aumentando a temperatura, vem acontecendo o que a ciência estava prevendo, isso acaba sendo uma evidência bastante forte. Isso tem ação do ser humano por trás, então essas crenças que acabam sendo quase que uma ideologia da pessoa, uma coisa difícil de mudar, acaba sendo bastante negativo porque atrapalha a ação da sociedade, dos governos, de agir mais efetivamente contra essas mudanças”, finaliza o colunista.
Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.