A liberdade e a democracia marcam a semana no País

Colunista avalia que “a democracia é fundamental para garantir as liberdades públicas e as liberdades privadas, mas nós precisamos também melhorar a representação democrática” 

 09/08/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Um grande passo para a democracia no começo do século 19 foi dado por um francês, chamado Benjamin Constant, que proferiu um discurso famoso em Paris. O discurso referia-se a uma distinção que ele fez entre a liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos. Ele extinguia a liberdade que foi vivida em Atenas, no ápice da democracia, no século quinto antes de Cristo, da Liberdade dos modernos, tal como a liberdade que se experimentava a partir da Revolução Francesa e da Revolução Americana.

A diferença entre a chamada liberdade dos antigos e liberdade dos modernos é que a dos antigos era exercida na praça pública, chamada de Ágora em Atenas. Tudo o que se revelava fundamental para a vida pública era decidido na Ágora, em assembleia diretamente pelos atenienses. Esta é uma semana importante porque nós estamos celebrando a democracia por intermédio de algumas cartas elaboradas por entidades representativas da sociedade civil, entre as quais Faculdade de Direito da USP (FD), que reúnem grande parte da população brasileira e que já manifestaram em experiências anteriores o seu apreço pela democracia.

“Significa que nós precisamos da democracia para garantir as liberdades públicas e as liberdades privadas, mas nós precisamos também melhorar a representação democrática”, avalia Amaral.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.