A internet pode ser uma grande aliada para o jornalismo econômico

Para Carlos Eduardo Lins da Silva, aumento de investidores pessoas físicas no Brasil e a propagação de notícias pela internet podem fortalecer o jornalismo econômico

Na última terça-feira (3), o jornalista e um dos fundadores do Valor Econômico, Celso Pinto, faleceu aos 67 anos em São Paulo. O professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta, na edição de hoje, sobre a contribuição de Celso para o jornalismo econômico: “Celso Pinto foi um dos melhores jornalistas do Brasil e possivelmente o melhor da área de economia. As suas colunas eram exemplares em termos de qualidade da apuração das informações, a importância que ele dava à relevância dessas informações e muito pouca opinião pessoal.”

Ao analisar o cenário atual dos veículos de jornalismo econômico, o professor Lins da Silva comenta que, embora tenha passado por momentos difíceis, essa realidade pode mudar com a participação dos brasileiros em investimentos na bolsa de valores e a contribuição da internet: “A velocidade da informação, neste caso, é fundamental para que o acionista possa tomar as melhores decisões.”

Os desafios do jornalismo econômico têm sido, agora, manter seu caráter jornalístico quando temos cada vez mais entidades financeiras donas de seus próprios veículos de comunicação: “Vai ser importante observar se não terá conflitos de interesses e se não irá confundir os papéis do dono do veículo que, ao mesmo tempo, é um agente financeiro”, comenta o professor.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.