A inteligência artificial no contexto dos debates do G20

Giselle Beiguelman participou em São Luís, no Maranhão, do evento internacional AI Summit, no qual explorou o tema do impacto da IA na internet

 17/06/2024 - Publicado há 4 meses

Logo da Rádio USP

A professora Giselle Beiguelman participou, em São Luís, do AI Summit, um evento internacional vinculado aos debates em torno do contexto do G20. A inteligência artificial, diz a colunista, é uma das principais prioridades da presidência brasileira no G20, e o evento do último dia 10 discutiu desde questões relacionadas  à governança global até impactos culturais da inteligência artificial generativa. “Nosso tema foi o impacto da inteligência artificial na internet. A inteligência artificial está se disseminando em grande escala, e muito rapidamente, por meio da Web, e isso é patente nos sistemas de recomendação, no uso cada vez mais intenso de chatbots, como o ChatGPT, e esse conjunto de novidades transforma o nosso uso das redes e as formas pelas quais nós estamos sendo cada vez mais usados por essas redes. Um dos indicadores desse processo são os novos programas de busca e navegação como o Arc Browser e o Perplexity.”

Ela esclarece que, à diferença dos motores de busca tradicionais, que apresentam uma lista de links para que o usuário navegue, esses programas usam inteligência artificial para compreender a pergunta e gerar uma resposta que integra informações de diversas fontes em vez de nos redirecionar para outros sites. “Por um lado, isso agiliza muito as pesquisas, mas também nos transforma cada vez mais em consumidores de informação editada previamente por inteligências artificiais, reduzindo o incentivo para que nós visitemos os sites originais e restringindo as informações aos parâmetros usados para treinar os seus modelos, o que pode implicar reforços a pontos de vista hegemônicos e a naturalização de seus dados enviesados. Um ponto importante dessa discussão é a questão do racismo algorítmico e a necessidade de diversificar os datasets para qualificar esses novos recursos e capacitá-los não só para a otimização de resultados, mas também para colaborar com o fomento à diversidade e pluralidade das formas de conhecimento”, conclui Giselle.


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.