A economia por trás da inteligência artificial

É só um avanço tecnológico irrefreável ou há empresas, interesses, correlações de forças, inclusive geopolíticas, ligadas à inteligência artificial?, pergunta Gilson Schwartz

 05/06/2023 - Publicado há 10 meses

“Todas as mídias, todos os jornais, todo mundo fala que o fim do mundo está próximo, pelo menos o fim do ser humano está próximo por conta desse salto extraordinário da chamada inteligência artificial”, diz Gilson Schwartz. “Mas, afinal, o que é inteligência artificial? Acho que pouca gente realmente sabe o que é essa inteligência artificial e, o que é mais importante, como ela funciona, onde é que ela está localizada? Qual é a economia política, a engenharia e a institucionalidade, o controle, a governança da tal da inteligência artificial? É só um avanço tecnológico irrefreável ou há empresas, interesses, correlações de forças, inclusive geopolíticas, ligadas à inteligência artificial? A impressão que eu tenho, pelo que a gente vê na mídia, digamos, menos especializada, é de que existe muito oba-oba, muito catastrofismo, muitas profecias, um blá-blá-blá bastante significativo que não entra na questão da economia, ou eu até diria da iconomia, da inteligência artificial.”
“Quais são as empresas, afinal?; que máquinas produzem, através de que tipo de software, quem ganha dinheiro com isso?; quem vai ganhar dinheiro com isso?” Segundo o colunista, há toda uma economia por trás da inteligência artificial e na sequência de sua coluna ele cita dados concretos sobre os bilhões e trilhões de dólares movimentados por esse mercado de alta tecnologia.

Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.