A crise global é uma guerra, diz colunista

O cenário é de pandemia, fragmentação digital, crise econômica e eleições nos EUA, diz Gilson Schwartz

 03/08/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

O mundo entrou em nova guerra, um novo tipo, em que as dimensões intangíveis fazem mais diferença que o disparo de metralhadoras ou o bombardeio de cidades. A combinação de pandemia, fragmentação digital, crise econômica e populismo eleitoral nos Estados Unidos cria uma tensão interna sem precedentes nos Estados Unidos, mas como se trata de uma hegemonia global, de um centro de gravidade de todo o sistema democrático ocidental, os abalos internos e o enfraquecimento das perspectivas de reeleição de Trump, daqui a três meses, tornam o cenário global como um todo ainda mais tenso e complicado.

O professor Gilson Schwartz lembra que “a relação com a China é o principal front dessa guerra, que é principalmente comercial, mas também ideológica e sanitária”.

Saiba mais no http://sites.usp.br/Iconomia

 


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.