A COP26, o desmatamento e a imagem do Brasil

Alberto do Amaral diz que a imagem do País fica cada vez pior no plano internacional, porque há uma contradição entre o discurso oficial do governo e as medidas práticas para chegar às metas propostas

 23/11/2021 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas terminou sem os resultados esperados. Infelizmente, acordos mais ambiciosos para evitar o aquecimento global não foram celebrados na conferência de Glasgow, que reuniu autoridades do mundo inteiro. Um acontecimento de enorme importância foi o clube climático – um grupo de países que se reúne para reduzir o aquecimento global -, que surtiu resultado, já que, durante a COP26, um acordo foi celebrado para diminuir o gás metano na atmosfera.

Outro resultado positivo foram as regras do comércio de carbono. Em contrapartida, nada foi feito sobre a redução dos combustíveis fósseis e a razão são os problemas geopolíticos entre Estados Unidos e China, por isso não foram anunciadas medidas a longo prazo.

“O Brasil já sente os efeitos das mudanças climáticas: crise hídrica, circulação de umidade da região amazônica para a região Sudeste, falta de chuvas, acionamento de usinas termoelétricas, entre outros.”

A COP 26 celebrou o acordo para o desmatamento, compromisso que o Brasil assumiu em reduzir a nível zero até 2030. Curiosamente, um mês após a divulgação dos resultados, normalmente feito em outubro, o governo federal divulgou um resultado desanimador, com crescimento sem precedentes do desmatamento na região amazônica. O boletim não foi divulgado antes da COP porque mancharia a imagem do Brasil durante a Conferência do Clima e suscitaria inúmeras críticas ao governo brasileiro. Vale lembrar que o desmatamento tem sido feito em áreas públicas, mediante grilagem, ligado ao crime, como mineração, contrabando de madeira, tráfico de drogas, entre outros.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.