A campanha eleitoral e as fake news

Alberto do Amaral sustenta que o processo eleitoral não pode admitir falsas informações sobre os candidatos sem que seja colocado em risco e possa assim funcionar de forma apta e correta

 23/08/2022 - Publicado há 2 anos

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Com a campanha eleitoral tendo se iniciado, todo o cuidado deve ser tomado em relação às notícias falsas. O professor Alberto do Amaral começa a sua coluna comparando economia e política, imaginando uma situação em que o consumidor vá ao supermercado e adquira um produto cuja data está ultrapassada e que, depois de consumido, provoque uma intoxicação naqueles que o consumiram. Nesse caso, a falta de informação sobre a data de validade do produto induziu o consumidor ao erro.

Da mesma forma como no exemplo acima, a democracia também depende de informações a serem transmitidas e veiculadas livremente na esfera pública. “A democracia vale-se dessas informações para que se robusteça a confiança indispensável para a tomada de decisões coletivas” e para que haja alternância do poder, uma das principais características dos regimes democráticos, que não se sustentam sem que haja eleições. Para tanto, “é necessário que as informações veiculadas durante o processo eleitoral sejam informações factualmente comprováveis”, o que significa dizer que mentiras sobre os candidatos ou sobre seus programas de governo não devem ser admitidas, sob risco de comprometimento de todo o processo,  “porque a mentira tem uma correlação direta com a violência. Nós estamos assim diante da corrosão da confiança básica para o processo eleitoral funcionar de forma apta e correta”.

Ainda segundo o colunista, as informações verdadeiras são essenciais para o convencimento, “e o convencimento é a chave decisiva para que a democracia funcione e para que o poder se exerça em sua plenitude”.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

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