Vira e Mexe #105: Hermelinda Lopes fez história no forró

Cantora e compositora potiguar, que morreu em abril passado, aos 77 anos, é homenageada nesta edição de Vira e Mexe

 22/05/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 23/05/2023 as 13:38
Vira e Mexe - USP
Vira e Mexe - USP
Vira e Mexe #105: Hermelinda Lopes fez história no forró
/

A cantora e compositora Hermelinda Lopes, uma das grandes vozes do forró, morreu no dia 1º de abril passado, aos 77 anos, no Rio de Janeiro, onde vivia, vítima de enfarto. Nascida em Mossoró (RN) em 1945, ela formou com os irmãos Carlos André e João Mossoró o Trio Mossoró, com quem gravou oito álbuns entre 1965 e 1977.

Para lembrar essa figura marcante da história do forró, esta edição do podcast Vira e Mexe é toda dedicada a Hermelinda Lopes, que ficou conhecida como “a menina do forró”.

Ouça o podcast no link acima.

Nesta edição o podcast Vira e Mexe reproduz o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 20 e 22 de maio de 2023. Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e arrasta-pé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores do podcast Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.