Brasil Latino – Violência urbana na América Latina

Desigualdade social, fragilização das instituições e atuação de facções criminosas trazem insegurança permanente em vários países latino-americanos

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=305031

Brasil Latino – Violência urbana na América Latina
Brasil Latino

 
 
00:00 / 56:57
 
1X
 

Em entrevista exclusiva ao Brasil Latino, o pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência, Bruno Paes Manso, trouxe dados preocupantes para o Brasil e para muitos países da América Latina: a violência está crescendo e assumindo novas formas ao mesmo tempo que o Estado de Direito é questionado por uma onda conservadora. Segundo ele, o nível da violência urbana é diferente de país para país, mas a origem desse mal que parece nunca ter fim é a profunda desigualdade social. O continente latino-americano tem o maior índice de desigualdade do mundo, segundo estudo da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).

No caso brasileiro, a principal preocupação é com a crescente politização das polícias e de setores das Forças Armadas. O recente motim no Ceará teve uma face pública de reivindicação salarial, mas se revelou um movimento político com recorte de extrema-direita. “Imaginem vocês se as polícias militares de todos os Estados decidirem fazer greve para reivindicar melhores salários com as armas nas mãos?”, questiona Bruno Paes Manso. Os números apontam que existem cerca de 500 mil homens servindo nas PMs em todo o País, número superior ao contingente que está na ativa no Exército.

Na parte musical, Zizi Possi, O Rappa e Gabriel O Pensador.

Ficha técnica

Marco Piva – Apresentador, Alexandre Vega – Produtor, Benê Ribeiro – Editor de áudio, Ítalo Piva – Estagiário

Para entrar em contato escreva para ouvinte@usp.br.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.