ViaCast #18: A matemática da realidade | Ricardo Correa

A realidade das ciências exatas nos circunda o tempo todo. Nossas vidas são muito mais cheias de matemática do que os cálculos, teoremas, polígonos e teorias escritos nas lousas. Para destrinchar a matemática da realidade, o ViaCast conversa com Ricardo Correa

26/11/2020 - Publicado há 3 anos
ViaCast - USP
ViaCast #18: A matemática da realidade | Ricardo Correa

“O momento em que duas retas concorrentes se encontram pode ser chamado de ponto de intersecção.” Um simples conceito de geometria de posição pode ser analisado como forma e origem da própria matemática. O filósofo Platão abordava a questão do conhecimento e como identificá-lo através do dualismo. Um destes tópicos é o mundo das ideias, o qual consiste em dizer que temos conosco um conhecimento prévio (em forma de ideias) referente aos objetos do mundo material. Já o mundo concreto é acessível ao materialismo, tangível aos nossos sentidos, dito pelo filósofo como uma enganação em comparação ao mundo das ideias. No entanto, podemos considerar a matemática como a intersecção entre esses dois mundos. Por conta de problemas e ambições criadas no mundo material, os intelectuais da época tiveram que ir além do que tinham, precisavam buscar a resposta no mundo das ideias, criando, assim, conceitos matemáticos que são utilizados até hoje, como o próprio Teorema de Pitágoras.

O ViaCast de hoje conversa com Ricardo Correa sobre a matemática da realidade. Neste programa, debatemos a origem da matemática, sua evolução e se foi criada ou descoberta. Também abordamos a relação da matemática com a física e como se complementam, o que é singularidade e quais são suas características, o conceito e importância da relatividade, buracos negros, a democratização da matemática, a pesquisa desenvolvida pelo nosso convidado e muito mais!

Ouvintes do nosso programa! Nós, do ViaCast, queremos conhecer você! E para isto, criamos uma pesquisa que pode ser respondida neste link: https://bit.ly/pesquisa_viacast

Sobre o convidado:

Ricardo Correa é bacharel (2011), mestre (2013) e doutor (2018) em Física pela USP. Também possui Técnico em Administração de Empresas pela ETEC Albert Einstein (2007).

Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber