ViaCast #14: Sars-cov-2 e a covid-19 | Ana Laura Boechat

O conhecimento científico é pautado em observações e pesquisa, já o ato de se preservar é algo natural do ser humano. Pensando em disseminar informações verídicas para o cuidado público, o ViaCast de hoje conversa com Ana Laura Boechat sobre a pandemia do coronavírus!

18/06/2020 - Publicado há 4 anos
ViaCast - USP
ViaCast #14: Sars-cov-2 e a covid-19 | Ana Laura Boechat
/

A disseminação de informação sempre foi o propósito das mídias tradicionais por toda a história. O meio digital facilitou o acesso a informação e a variedade de fontes, que nem sempre são verídicas. Porém, em dezembro de 2019, o mundo recebia uma confirmação que mudaria o cenário global.

Eventos foram cancelados, vias de circulação fechadas e aglomerações proibidas, medidas para restringir o contato humano tiveram que ser tomadas. A realidade que conhecíamos não voltará, mas teremos de nos adaptar para uma nova realidade. No dia 31 de dezembro de 2019 o mundo recebia a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus, que se alastraria por todo o globo.

O ViaCast de hoje traz a doutora em bioquímica Ana Laura Boechat para dissecarmos o vírus que se tornou uma pandemia em 2020, o da covid-19. Neste programa você saberá a composição de um vírus, qual a diferença entre a covid-19 para os demais, como o vírus chegou aos seres humanos, como nos afeta e também a reação natural do nosso organismo. Descubra também como se encontram as vacinas e os métodos para o combate eficaz ao vírus e os perigos da automedicação.

Então fique em casa (caso possa) e ouça AGORA mais um ViaCast!

Sobre a convidada:
Ana Laura Boechat é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, com ênfase em Biotecnologia (2006), título de Mestre em Ciências (Bioquímica) e de Doutora em Ciências (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2008 e 2013, respectivamente). Tem experiência em Genética de Bactérias, Bioquímica e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Pseudomonas aeruginosa, regulação da expressão gênica, fatores sigma, análise transcritômica em larga escala, choque frio e adaptação a antibióticos. É divulgadora científica e é responsável pela organização regional do festival Pint of Science nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo desde 2018. Integrou equipes de projetos de extensão relacionados à divulgação científica na UENF (Campos dos Goytacazes – RJ) entre 2017 e 2019. Participa de iniciativas de divulgação da ciência junto ao grupo Via Saber (São Paulo – SP) desde fevereiro de 2020.

Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos,
rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Ficha técnica do episódio:

Direção: Felipe Alonso
Produção: Bruna Shinohara
Apresentação: Felipe Alonso (host) e Bruna Shinohara (host).
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes
Redação: Breno Natale