ViaCast #13: Astrobiologia e Paradoxo de Fermi 1 | Douglas Galante

Esta edição do ViaCast traz o pesquisador de astrobiologia Douglas Galante para falar do Paradoxo de Fermi e quais as possibilidades de existir vida fora da Terra e se essa vida seria inteligente

29/05/2020 - Publicado há 4 anos
ViaCast - USP
ViaCast #13: Astrobiologia e Paradoxo de Fermi 1 | Douglas Galante

Os humanos são os únicos seres a habitar um planeta no Universo? Existe algum tipo de vida fora da Terra? E se houver alguma outra civilização, similar a nossa, seria possível a comunicação e o intercâmbio tecnológico com eles? E qual seria o impacto dessa descoberta para a humanidade?

Nesta edição, a equipe do podcast ViaCast conversou sobre esses temas com o pesquisador de astrobiologia Douglas Galante. Ele explicou o que é o Paradoxo de Fermi, quais são os sinais que podem indicar a existência de vida extraterrestre e se é possível que seja inteligente. O podcast discute ainda o que são e qual a importância das bioassinaturas e tecnoassinaturas. A equipe do podcast também fala sobre o cientista Carl Sagan e a divulgação científica, além de exploração espacial brasileira e o futuro da tecnologia.

Sobre o convidado:
Douglas Galante, bacharel em Ciências Moleculares pela USP, doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e pós-doutor pelo mesmo instituto. Atualmente é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM), trabalhando principalmente na área de Astrobiologia e Ciências Planetárias. É também pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia, NAP-Astrobio (IAG/USP) e tem experiência no estudo dos efeitos da radiação sobre sistemas químicos e biológicos, da micro à macro escala. Utiliza ferramentas teóricas, experimentais e de trabalho para o estudo da interação da vida com seu ambiente, de maneira a extrapolar para outros planetas a informação da vida atual em regiões extremas da Terra, e da vida pretérita, do registro fóssil. Trabalha também com o fenômeno da origem da vida, sua adaptação às superfícies planetárias e a habitabilidade do Sistema Solar, inclusive utilizando plataformas espaciais.

Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Ficha técnica do episódio:

Direção: Felipe Alonso
Produção: Breno Natale
Apresentação: Henrique Damasceno (host), Lilian Sagan (host) e Caio Dallaqua (not a host).
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes