ViaCast #12: “Caçadores de Meteoros” e Ciência Colaborativa | Carlos Augusto Di Pietro

Você já viu uma “estrela cadente”? Além de fazer pedidos a ela, você sabe do que é feita? Recebemos Carlos Augusto di Pietro para um papo sobre meteoros, bólidos, meteoritos e muito mais!

08/05/2020 - Publicado há 4 anos
ViaCast - USP
ViaCast #12: "Caçadores de Meteoros" e Ciência Colaborativa | Carlos Augusto Di Pietro

Olhar para o céu, fazer um desejo para a estrela cadente e pensar no que existe além da Terra é algo normal para sonhadores, ainda mais quando crianças. As referências que temos do espaço e tudo que o compõe são assunto a nos intrigar até quando adultos. Outra coisa não pode mudar ao longo do tempo é crença de que o céu que conhecemos nunca foi o limite.

O ViaCast de hoje conversa com o astrônomo amador e fundador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Carlos Augusto di Pietro. Neste programa você descobrirá a diferença entre meteoro, meteorito e cometa, a importância de pesquisar e observá-los, como funcionam as chuvas de meteoros, o cálculo da rota de um meteorito e como isso impacta sua pesquisa, o comércio envolvido, histórias de brasileiros que contribuíram intensamente na Bramon e sua importância para o campo acadêmico e científico.

Sobre o convidado

Carlos Augusto di Pietro é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas pela USP, é astrônomo amador há trinta e quatro anos e é fundador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), uma organização aberta, colaborativa e sem fins lucrativos, cujo objetivo é desenvolver e operar uma rede de monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científicos para a comunidade.

Para saber mais sobre a Bramon: www.bramonmeteor.org/bramon