ViaCast #12: “Caçadores de Meteoros” e Ciência Colaborativa | Carlos Augusto Di Pietro

Você já viu uma “estrela cadente”? Além de fazer pedidos a ela, você sabe do que é feita? Recebemos Carlos Augusto di Pietro para um papo sobre meteoros, bólidos, meteoritos e muito mais!

Por
 08/05/2020 - Publicado há 4 anos
ViaCast - USP
ViaCast - USP
ViaCast #12: "Caçadores de Meteoros" e Ciência Colaborativa | Carlos Augusto Di Pietro
/

Olhar para o céu, fazer um desejo para a estrela cadente e pensar no que existe além da Terra é algo normal para sonhadores, ainda mais quando crianças. As referências que temos do espaço e tudo que o compõe são assunto a nos intrigar até quando adultos. Outra coisa não pode mudar ao longo do tempo é crença de que o céu que conhecemos nunca foi o limite.

O ViaCast de hoje conversa com o astrônomo amador e fundador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Carlos Augusto di Pietro. Neste programa você descobrirá a diferença entre meteoro, meteorito e cometa, a importância de pesquisar e observá-los, como funcionam as chuvas de meteoros, o cálculo da rota de um meteorito e como isso impacta sua pesquisa, o comércio envolvido, histórias de brasileiros que contribuíram intensamente na Bramon e sua importância para o campo acadêmico e científico.

Sobre o convidado

Carlos Augusto di Pietro é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas pela USP, é astrônomo amador há trinta e quatro anos e é fundador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), uma organização aberta, colaborativa e sem fins lucrativos, cujo objetivo é desenvolver e operar uma rede de monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científicos para a comunidade.

Para saber mais sobre a Bramon: www.bramonmeteor.org/bramon

Conheça mais do ViaSaber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Ficha técnica do episódio

Direção: Felipe Alonso
Produção: Breno Natale
Apresentação: Lilian Sagan (host) e Bruna Shinohara (host),
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes
Redação: Breno Natale
Design da capa: Julia Lago Matsui
Apoio: Jornal da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.