ViaCast #07: Física quântica e o limite da computação | Barbara Amaral

Desde seu surgimento, no século 20, a computação tem impactado a física. O uso de computadores para simular sistemas físicos e resolver equações complicadas alavancou inúmeras linhas de pesquisa. Mas essa é uma relação que está longe de ser unilateral

Por
 06/02/2020 - Publicado há 4 anos
ViaCast - USP
ViaCast - USP
ViaCast #07: Física quântica e o limite da computação | Barbara Amaral
/

Tendo como proposta descrever o mundo microscópico, os conhecimentos da física quântica nos permitem controlar materiais incrivelmente pequenos, abrindo portas para a criação de computadores cada vez menores, como o smartphone em seu bolso. Mas não para por aí: com um novo conceito de computação, cientistas passaram a explorar a física quântica em seus íntimos detalhes, dando origem à chamada computação quântica.

Para explicar o que é computação quântica, o ViaCast convida a física Barbara Amaral. Neste episódio, a pesquisadora da USP percorre desde os princípios básicos de física quântica e computação, até o estado da arte nesta área. Ela também discute a supremacia quântica, que é o ponto a partir do qual um computador quântico é capaz de superar um clássico. A Google diz ter atingido a supremacia quântica; já a IBM sugere cautela na análise. O que de fato aconteceu? Ouça e descubra!

Sobre a convidada:
Barbara Lopes Amaral é professora e pesquisadora no Departamento de Física Matemática do Instituto de Física (IF) da USP. Ela atua principalmente na área de Fundamentos da Teoria Quântica, que visa a fornecer pilares dos quais as leis quânticas decorram – como acontece no caso da relatividade especial, com seus dois postulados. Informação e computação quântica são aplicações possíveis na linha de pesquisa em que Barbara atua.

Conheça mais do ViaSaber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Ficha técnica do episódio:
Direção: Felipe Alonso
Produção: Breno Natale
Apresentação: Adrianna Virmond (host), Felipe Alonso (host) e Caio Dallaqua (not a host)
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes
Redação: Caio Dallaqua
Design da capa: Julia Lago Matsui
Apoio: Jornal da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.