ViaCast #02: O Futuro da Humanidade | Alexey Dodsworth

Super Humanos: Realidade ou ficção? O ViaCast recebe Alexey Dodsworth para conversar sobre o futuro da humanidade!

Por
 31/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/12/2019 as 17:31
ViaCast - USP
ViaCast - USP
ViaCast #02: O Futuro da Humanidade | Alexey Dodsworth
/

Olhos biônicos, super força, mudanças genéticas, Robocop, longevidade indeterminada, entre outras alterações que o futuro reserva aos humanos. O transumanismo é um movimento intelectual que visa transformar, e aprimorar a condição humana. Neste segundo programa, o ViaCast bate um papo com Alexey Dodsworth, doutor em Filosofia, pesquisador e escritor, para entender um pouco mais sobre o assuntos como melhoramento genético, exploração espacial, mineração e colonização espacial, financiamento a pesquisas na área, e o fato de ser ou não inevitável, sempre debatendo as questões éticas envolvidas em cada um deles.

Em uma conversa recheada de filosofia e debates éticos, entenda as bases científicas que suportam esses argumentos.

Sobre o convidado:

Alexey Dodsworth é mestre em Filosofia pela USP e doutor em Filosofia em regime de dupla titulação pelas Universidades de São Paulo e de Veneza, na Itália. Como pesquisador, sua principal linha de investigação envolve os paradigmas decorrentes das diferentes relações estabelecidas entre a humanidade e o espaço cósmico ao longo dos séculos. Sua experiência com temas filosóficos e éticos já o levou a ser consultor da Unesco e assessor especial no Ministério da Educação.

Conheça mais do ViaSaber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês, e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Conheça também os outros podcasts do Jornal da USP.

Ficha técnica do episódio:

Direção: Felipe Alonso
Produção: Breno Natale e Lilian Sagan
Apresentação: Lilian Sagan (host), Henrique Damasceno (host) e Felipe Alonso (not
a host)
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes
Redação: Henrique Damasceno
Design da capa: Julia Lago Matsui

Apoio: Jornal da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.