Momento Cidade #51: Como as sul-americanas se fazem presentes em São Paulo?

Nesta edição, a entrevistada é Rosana Bacron, autora da dissertação “O ativismo das mulheres sul-americanas imigrantes: um estudo de caso sobre a construção da política pública municipal em São Paulo”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Momento Cidade #51: Como as sul-americanas se fazem presentes em São Paulo?
/

Para entender como as mulheres imigrantes sul-americanas lutam por direitos políticos em São Paulo, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Rosana Bacron, autora da dissertação O ativismo das mulheres sul-americanas imigrantes: um estudo de caso sobre a construção da política pública municipal em São Paulo, orientada pela professora Lea Francesconi e defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Em sua dissertação, Rosana utilizou conceitos do filósofo Michel Foucault sobre discurso e ideias da pensadora Judith Butler sobre gênero para analisar as dificuldades nas lutas das mulheres imigrantes, marcadas pelo preconceito e pela invisibilização social. Durante o estudo, ela entrevistou ativistas e realizou a observação participante dos movimentos de mulheres imigrantes no município de São Paulo.

Segundo a pesquisadora, para incluir as mulheres imigrantes na política municipal, não basta apenas a participação simbólica, mas sim fornecer espaços de escuta ativa de demandas, para que elas sejam ouvidas e possam participar das decisões públicas.

A dissertação de mestrado completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Atualizado em 01/09/2021, às 15h52: Uma nova versão do podcast foi atualizada para corrigir trecho da locução que relacionava incorretamente o contexto nacional com o contexto municipal envolvendo a discussão sobre imigração no Brasil.

Ficha técnica
Reportagem: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite e Guilherme Calaça, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.