USP Especiais #75: A cantoria das aves

O programa traz conversa com ornitólogo sobre o canto das aves e sua relação com o meio ambiente

Jornal da USP
Jornal da USP
USP Especiais #75: A cantoria das aves
/

O ornitólogo, pesquisador e consultor ambiental Fernando D’Horta é o entrevistado deste episódio. Ao longo do programa ele explica porque as aves cantam, como funciona sua vocalização, como aprendem a cantar, a diferença entre o canto do filhote e do adulto, alguns estudos sobre a relação entre a música produzida pelo ser humano e os pássaros, entre outros vários assuntos interessantes.

Além de trazer informações curiosas e instigantes sobre o universo musical de algumas aves, como o sabiá-laranjeira – tão presente na paisagem sonora das madrugadas cotidianas da cidade – Fernando também fala sobre sua experiência como pesquisador ao lado do zoólogo e compositor Paulo Vanzolini e sobre as cartas de Charles Darwin comentando sobre o senso estético-musical das aves.

O programa apresenta um repertório musical temático, com diversas canções consagradas e letras que falam sobre aves presentes no imaginário popular como o uirapuru, asa branca, curió, bacurau, entre outros seres cantantes do mundo da ornitologia.

________________________________________________________________________________

Créditos do programa

Apresentação, roteiro e montagem: Raquel Novaes

Locução: Felipe Silotto

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.