USP Especiais #6 – Sonoridades paulistanas do início do século 20

A diversidade cultural de São Paulo mostra seu lado sonoro nas reminiscências do século passado.

Por
 25/03/2020 - Publicado há 4 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #6 – Sonoridades paulistanas do início do século 20
/

A cidade de São Paulo, já no início do século 20, era um grande circuito sonoro. As casas musicais, cafés, teatros de revista, festas populares e tantos outros espaços ressoavam os sons e as músicas paulistanas.

Depois, com a chegada dos registros fonográficos e, mais à frente, das emissoras de rádio, toda essa efervescência musical foi se consolidando. Das bandas instrumentais às paródias, da música caipira às narrativas trágicas, a cidade de São Paulo mostrava seus bairros e seus acontecimentos, seu cotidiano e suas linguagens.

Junto com o historiador e professor da FFLCH-USP, José Geraldo Vinci de Moraes, o USP Especiais percorre as primeiras décadas do século 20 para reconstruir parte do ambiente musical do período.

Créditos

Pesquisa Sonora: Amanda Pedrosa e Amanda Ferraresi

Pesquisa, roteiro, montagem e apresentação: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.