USP Especiais #59: “O cachorro”, por Nelson Sargento

Programa homenageia o sambista Nelson Sargento a partir de sua crônica “O cachorro”

 16/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/06/2021 as 16:33
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #59: “O cachorro”, por Nelson Sargento
/

Nelson Sargento, nome artístico de Nelson Mattos, recebeu esse apelido por sua breve passagem pelo Exército. O sambista nasceu em 1924 e viveu parte de sua infância no morro do Salgueiro. Nessa época, sua mãe trabalhava como empregada doméstica para uma família de portugueses e só o levava ao morro nos fins de semana. Além de compositor, Nelson Sargento era cantor, pesquisador da música popular brasileira, artista plástico, ator e escritor. Sua trajetória na música, na literatura e nas artes são suficientes para vários carnavais.

Por quase 40 anos, trabalhou como operário da construção civil, mesmo assim escreveu livros, poesias, pintou centenas de quadros, participou de filmes e, com mais de 400 músicas compostas, ajudou a imortalizar esse importante estilo da nossa música: o samba.

O programa é uma divertida homenagem ao sambista, falecido no Rio de Janeiro no dia 27 de maio de 2021, aos 96 anos.

Divirta-se!

___________________________________________________________

Créditos do programa

Apresentação, roteiro e montagem: Raquel Novaes

Locução: Eduardo de Oliveira

Revisão: Gustavo Xavier

Publicação original da crônica, no site da Piauí: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-cachorro/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.