USP Especiais #57: Feminismo

Programa apresenta, a partir de uma investigação pessoal, conceitos, história e falas sobre o feminismo

Jornal da USP
USP Especiais #57: Feminismo
/

De acordo com a filósofa e professora Márcia Tiburi, “o feminismo é um projeto filosófico que visa a mudar o mundo. Ele relê a história a contrapelo, analisa a história pelo espelho retrovisor, buscando a tradição das mulheres, esquecidas e oprimidas, como uma história que tem algo a nos ensinar. Neste sentido, se pode dizer que o feminismo é a filosofia que tem como base um impulso ético e um efeito político”.

Falar sobre feminismo pode provocar certo desconforto e muitas dúvidas. Isso porque trata-se de um tema superamplo e, muitas vezes, mesmo que fale o óbvio para algumas pessoas, para outras pode soar como um conceito complicado e facilmente distorcido em sua essência.

Será que o feminismo é o oposto de machismo? Será que é um movimento contra os homens? Procurando responder estas questões, o programa traz a narrativa de uma mulher e seu percurso em busca de entendimento e mais clareza sobre a história, os conceitos e assuntos que envolvem o feminismo, à luz de filósofas e pensadoras, bem como canções com melodias e letras tradutoras dos sentimentos e emoções das mulheres.

___________________________________________________________________

Créditos do programa

Apresentação, roteiro e montagem: Raquel Novaes

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.