USP Especiais #55: A poética de Tom Jobim – Parte 2

Segundo programa da série continua a trazer a visão e as histórias do compositor sobre sua obra

Jornal da USP
USP Especiais #55: A poética de Tom Jobim – Parte 2
/

Tom Jobim não acreditou que estava recebendo uma ligação de Frank Sinatra para gravar um álbum com ele. Mas era. Garota de Ipanema levou Tom à consagração. No mesmo período de estadia nos Estados Unidos, ele compôs alguns álbuns aclamados pela crítica e pelos jazzistas – Wave, Tide e Stone Flower -, músicas, em sua maioria, feitas no quarto do hotel onde estava hospedado esperando as gravações com Sinatra.

Matita Perê e Urubu foram produções independentes de Tom Jobim, gravadas como ele queria, e de valor estético inigualável. Aqui reverberam as florestas do Brasil pelas vias de Villa-Lobos, Guimarães Rosa… Também aparecem Pixinguinha e Radamés Gnattali, paisagens de um Brasil mais urbano, das serestas e do choro.

Tom Jobim, aqui, já é compositor para o mundo, de um Brasil dos grandes mestres.

Aproveite!

________________________________________________________________

Créditos do programa

Apresentação, roteiro e montagem: Eduardo de Oliveira

Voz adicional: Raquel Novaes

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.