USP Especiais #53: Sonora: músicas e feminismos

Programa traz conversa sobre a rede Sonora e as manifestações artísticas das mulheres no contexto das artes

Jornal da USP
USP Especiais #53: Sonora: músicas e feminismos
/

A rede colaborativa Sonora: músicas e feminismos surgiu em 2015 a partir da necessidade de trazer visibilidade e possibilitar o diálogo sobre o trabalho artístico das mulheres. A Sonora reúne artistas e pesquisadoras interessadas em manifestações feministas no contexto das artes e tem como propostas a criação e ocupação de espaços, a realização de pesquisas e debates, e está envolvida em atividades musicais e sonoras de diversas vertentes.

O programa traz entrevista com as integrantes da Sonora Eliana Monteiro da Silva (pianista) e Flora Gurfinkel (guitarrista). Durante a conversa, elas falaram sobre suas trajetórias musicais, a criação, as atividades e o propósito da rede Sonora, bem como suas percepções acerca da condição e lugar das mulheres nas artes.

O episódio apresenta uma trilha sonora plural, com música erudita, popular e experimental. Um dos destaques é a música feita em homenagem à violonista Mayara Amaral (vítima de feminicídio em 2017) e também uma composição inspirada em cartas do Tarô.

Imperdível!

__________________________________________________________

Créditos do programa

Roteiro: Raquel Novaes e Eduardo de Oliveira

Locução e montagem: Eduardo de Oliveira

Apresentação: Raquel Novaes

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.