USP Especiais #5 – Série Caminhos Sonoros – Rádio e Orquestra Tabajara

Programa destaca alguns dos músicos que passaram pela orquestra e pela rádio paraibana, que marcaram a música do Brasil.

Por
 18/03/2020 - Publicado há 4 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #5 - Série Caminhos Sonoros - Rádio e Orquestra Tabajara
/

A Orquestra Tabajara é a mais antiga do Brasil em atividade. Em 1933, ainda sem o nome que a consagrou, a orquestra paraibana já se apresentava em bailes. Fundada por um músico holandês que comprou instrumentos e partituras, teve em Luna Freire seu primeiro maestro.

Em 1937, a orquestra se associou à rádio oficial do governo paraibano, a Rádio Tabajara. Em 1945, a Rádio Tupi contratou a Orquestra Tabajara, que se mudou para o Rio de Janeiro. A orquestra passou por outras rádios e gravou vários discos.

Carlos Coraucci é um dos estudiosos de sua trajetória. No livro Orquestra Tabajara de Severino Araújo, ele afirma: “Não fosse a Tabajara, a música brasileira não teria se modernizado. Tem integrantes seus em todos os discos importantes do Brasil”.

A integrante do Grupo de Estudos Radiofônicos da ECA-USP e produtora dessa série, Luísa Freitas Campelo, procurou destacar alguns dos músicos que passaram pela história dessa orquestra tão influente: K-Xinbinho, Jackson do Pandeiro, Zé Bodega, Sivuca, Hermeto Pascoal, além de Moacir Santos, que dirigiu a Jazz Band da Rádio Tabajara. Também ganha especial destaque Severino Araújo, que esteve à frente da Orquestra Tabajara de 1938 até os anos 2000.

 

Créditos do programa

Direção, Curadoria e Edição: Luísa Campelo de Freitas
Orientação: Ivan Vilela


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.