USP Especiais #50: O Funk e o Maculelê – Parte 1

O programa traz os pressupostos históricos do funk carioca e a trajetória da batida até sua nacionalização.

 14/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:54
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #50: O Funk e o Maculelê – Parte 1
/

O funk carioca tomou para si um lugar no gosto popular. Alvo de críticas e elogios, ataques e defesas, esse estilo musical tem suas propriedades, por vezes pouco discutidas. Para escapar das discussões superficiais e fragmentadas, preparamos esse programa.

Partindo do reconhecimento parental da célula rítmica do funk e dos ritmos afro-brasileiros do maculelê, percorremos uma trajetória histórica, social e antropológica, em suas ramificações, mutações, transmutações e, sobretudo, sua expressão nascida das minorias periféricas das comunidades do Rio de Janeiro.

Neste programa, destacamos os bailes que fomentaram a criatividade dos DJs, nos anos 1970, por meio das vozes daqueles que estiveram diretamente ligados ao movimento.

A criatividade e a musicalidade surpreenderão você.

____________________________________________________________________

Créditos do programa

Apresentação, roteiro e montagem: Eduardo de Oliveira

Locução: Raquel Novaes

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.