USP Especiais #49: O samba sem poluição de Candeia e o Partido em 5

USP Especiais - USP
USP Especiais #49: O samba sem poluição de Candeia e o Partido em 5
/

Antônio Candeia Filho, mais conhecido como Candeia, foi um compositor carioca, fundador da Escola de Samba Quilombo e um dos principais sambistas da Portela. Neste episódio, o pesquisador e músico Igor de Bruyn Ferraz fala sobre o que ele considera um movimento de enunciação e realização político-cultural da expressão musical negra do Rio de Janeiro da década de 1970 a partir da obra de Candeia.

O programa apresenta diversas composições de Candeia como, por exemplo, os sambas Luz da Inspiração e História de Pescador, ambos presentes na série Partido em 5 (grupo formado por sambistas vinculados às escolas de samba). E um dos destaques é a recitação do Manifesto do Quilombo de Candeia.

O episódio tem clima de roda de samba. Difícil ficar parado. Aproveite!

______________________________________________________________

Créditos do programa