USP Especiais #48: Pedro Casaldáliga, vida e obra – Parte 2

Um poeta que renunciou à dedicação total à poesia em favor de seu chamado missionário no meio do povo oprimido

Por
 31/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:54
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #48: Pedro Casaldáliga, vida e obra – Parte 2
/

Pedro Casaldáliga fez das lutas e martírios do povo a matéria-prima de suas criações artísticas. Em poesias, músicas e roteiros, ele expressou esperanças lavadas no sangue dos explorados da terra.

No segundo programa sobre sua vida e obra, temos os depoimentos de pessoas que conviveram e guardaram experiências com o bispo de São Félix do Araguaia. O sociólogos José de Souza Martins e Lejeune Mirhan, assim como o documentarista Pedro Ortiz. Elem falam sobre seu jeito simples e profético de viver, sua vocação poética e sua adesão a um horizonte humano de vida digna e emancipada.

Também apresentamos trechos de gravações com o próprio Dom Pedro Casaldáliga, dando voz às suas inquietações e sensibilidades.

_____________________________________________________________

Créditos do Programa

Roteiro, montagem e apresentação: Gustavo Xavier

Voz adicional (interpretação da voz de Pedro Casaldáliga): Ivan Vilela


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.