USP Especiais #46: Pedro Casaldáliga, vida e obra – Parte 1

Programa traz ícone das lutas, das religiosidades e das artes latinoamericanas.

Por
Jornal da USP
USP Especiais #46: Pedro Casaldáliga, vida e obra - Parte 1
/

Pedro Casaldáliga foi poeta, letrista, escritor, roteirista, além de padre e bispo católico. Marcou a vida política, religiosa e cultural da América Latina com sua atuação múltipla a partir da Prelazia de São Félix do Araguaia.

Para tratar da vida e da obra de Casaldáliga, fizemos dois programas. Neste primeiro, você vai conhecer o processo de criação de duas grandes obras musicais e religiosas: a Missa da Terra Sem Males e a Missa dos Quilombos. O músico Martin Coplas conta como conheceu Pedro Casaldáliga, para comporem a Missa da Terra Sem Males, e o impacto que teve em toda sua trajetória musical. Já o poeta Pedro Tierra, que esteve presente na composição de ambas as missas, revela o nascimento das ideias e o processo de pesquisa e escrita dos textos.

O sociólogo José de Souza Martins, que foi um de seus grandes amigos, explica como era o contexto de violência que motivou a atuação de Pedro Casaldáliga na região do Araguaia. Afinal, era a partir dessa realidade que o bispo poeta tirava a inspiração para suas criações.

Ouça seus poemas, músicas e voz neste programa memorial.

______________________________________________________________________

Créditos do programa

Roteiro, montagem e apresentação: Gustavo Xavier

Voz adicional (interpretação da voz de Pedro Casaldáliga): Ivan Vilela

Voz adicional: Raquel Novaes


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.