USP Especiais #37: Vinte anos do álbum “Paisagens”, de Ivan Vilela (primeiro programa)

Série gravada em 2018 traz a trajetória musical do violeiro com entrevista sobre a concepção do álbum “Paisagens”

Jornal da USP
USP Especiais #37: Vinte anos do álbum "Paisagens", de Ivan Vilela (primeiro programa)
/

Inspirado em Guimarães Rosa e J. R. R. Tolkien, o álbum Paisagens, lançado em 1998, foi o primeiro trabalho solo do violeiro, compositor e arranjador mineiro Ivan Vilela. Paisagens traz músicas e arranjos de autoria do músico, além de clássicos da música brasileira como Asa Branca e Saudade da Minha Terra, todas embaladas ao som da viola caipira.

Além da audição das músicas do álbum, ao longo de todo o programa Ivan Vilela comenta sobre seu processo de criação das músicas. Ele explica que nenhuma delas veio pronta e que, às vezes, um erro no momento de tocar o surpreendia com uma sonoridade mais interessante, trazendo novos caminhos para as composições.

O programa traz diversas histórias curiosas e interessantes sobre o músico e as músicas de Paisagens, contadas pelo próprio autor do álbum, com destaque para os comentários sobre o processo de composição de uma ópera caipira; a criação de Nananenem; a música feita em homenagem ao movimento Armorial, de Ariano Suassuna; a participação de Ivan Vilela nas músicas infantis do educador e escritor Rubem Alves, entre outras.

Boas histórias e boa escuta!

 

____________________________________________________________________________

Créditos do programa

Roteiro: Amanda Ferraresi e Patrick Moreira Lima

Locução: Amanda Ferraresi

Interpretação: Patrick Moreira Lima

Montagem: Vitor Ramirez e Cido Tavares

Supervisão e revisão: Gustavo Xavier

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.