USP Especiais #33: Músicas de filmes

Programa percorre trilhas sonoras de filmes com músicas de diversas épocas

 30/09/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:51
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #33: Músicas de filmes
/

Produções cinematográficas são compostas de vários elementos. Eles ajudam a formar um significado e uma atmosfera. Entre eles, as músicas que vão costurando suas partes. Nessa lista de músicas que marcaram filmes, temos uma das bandas mais conhecidas do mundo: The Beatles. Com eles, temos um remake dos anos 50, Operação Cupido (1998), bem como o juvenil Curtindo a Vida Adoidado, de 1985.

Temos também os brasileiros, como em Dois Filhos de Francisco, de 2005, e Bete Balanço, do Barão Vermelho, trilha do filme homônimo de 1984, com a banda em seu ápice. E ainda, os Secos e Molhados, banda icônica dos anos 70, fazendo trilha do filme História da Eternidade, de 2015, em cena marcante. Respeita Januário, outro clássico da música brasileira, de Luiz Gonzaga, tem papel crucial no filme Macunaíma, como ambientação nordestina.

Os filmes de temática adolescente O Clube dos Cinco, com trilha original da banda Simple Mind, e Dez Coisas que eu Odeio em Você, filme de 1999, nos mostram as trilhas sonoras que não saem da cabeça.

A música se mostra atemporal com The Jackson 5, que aparece em filme mais recente: Guardiões da Galáxias, de 2014. The Runaways, filme de 2010, conta a biografia da banda punk americana dos anos 80 e é uma trilha pronta que retrata facilmente aquela época.

O ambiente mais alternativo está presente com a banda Association, no filme Under the Silver Lake, de 2018, em sua ambientação e identidade ao longo de todo o filme. E, por fim, a banda The Clash presenteia o espectador na famosa série Stranger Things, com a diversidade de significados que a música imprime em diversas cenas – terror, familiaridade, nostalgia.

_______________________________________________________________________________

Créditos do programa

Produção e apresentação: Izabella Martins Ramos Rodrigues, Maria Julia Januário de Lucca e Hermano Zilberman Tavares

Orientação: Eduardo Vicente


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.