USP Especiais #31: Inconfidência Mineira em música e verso

Programa traz o drama e o heroísmo de um dos principais movimentos contestatórios da história brasileira

 16/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:50
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #31: Inconfidência Mineira em música e verso
/

O Museu da Inconfidência – impressões de uma visitação, de Guerra-Peixe, e o Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, nos trazem de volta a esse momento histórico e heroico do Brasil. O texto musical e o texto poético vão além da descrição dos livros de história e agregam um significado humanizado daquele fato. Na música, o drama está na representação subjetiva, que traz à tona a tragédia dos inconfidentes, ouvida aqui por meio da comoção do compositor diante das lápides, das correntes e dos objetos que testemunham esse momento. Cada movimento da obra sinfônica é um dado histórico, político e humano. Na poesia, a descrição nos conduz a uma imagem mais objetiva, tocante e dramática: o eu lírico de um inconfidente com seus pensamentos, as sentenças dos presos culpados e inocentes, a situação política pelo olhar do povo.

O programa também traz a representação da Inconfidência nas canções da música popular. Na interpretação de músicos como Elis Regina, Ary Toledo, Tavinho Moura, Gonzaguinha e Chico Buarque, entrelaçam-se os versos de Cecília Meireles, traçando um bordado sensível para resgatar a história.

_____________________________________________________________________________

Créditos do programa

Roteiro, montagem e locução: Gustavo Xavier

Roteiro, pesquisa sonora e voz adicional: Amanda Ferraresi

Poemas interpretados: Cido Tavares


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.