USP Especiais #23: Missão de Pesquisas Folclóricas – Parte 2

Programa apresenta a expedição organizada por Mário de Andrade pelas regiões Norte e Nordeste do Brasil e as coletas musicais folclóricas

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=341759

USP Especiais #23: Missão de Pesquisas Folclóricas – Parte 2
USP Especiais

 
 
00:00 / 54:51
 
1X
 

A segunda parte do programa Missão de Pesquisas Folclóricas trata da relevância da expedição e da diversidade dos gêneros coletados. Os pesquisadores tiveram o cuidado de buscar uma ampla gama de gêneros musicais e, entre eles, encontraram alguns que se aproximam mais da melodia do canto, enquanto outros são puramente instrumentais. Há também aqueles que servem para dançar e, outros ainda, em que a palavra é privilegiada, colocando a melodia à mercê dos versos declamados.

Entre os gêneros da música folclórica brasileira estão o Desafio, Mourão, Martelo, Embolada, Carretilha (gêneros que priorizam a declamação poética), assim como o Aboio, Roda, Cambinda e Acalanto (gêneros com maior riqueza melódica, no qual o canto se distancia da fala). O Acalanto, por exemplo, é um gênero comum em todo Brasil e se trata de uma cantiga para embalar as crianças.

Um dos destaques do programa é a forma como cada gênero é apresentado e suas características musicais e poéticas esmiuçadas, o que proporciona ao ouvinte uma escuta apreciativa, aprofundada e interessante. Além disso, o episódio também traz entrevista com Flávia Toni, especialista em Mário de Andrade e professora do Departamento de Música da USP e do Instituto de Estudos Brasileiros.

 

Créditos do Programa

Roteiro: Vitor Ramirez e Gustavo Xavier

Locução: Vitor Ramirez e Cido Tavares

Pesquisa: Vitor Ramirez

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.