No ano de 1938 foi realizada no Brasil a Missão de Pesquisas Folclóricas, uma expedição para registrar a cultura popular do Norte e do Nordeste brasileiro, que levou alguns dos mais modernos equipamentos de registro de som daquela época. Essa expedição foi organizada por Mário de Andrade e contou com o apoio de grande parte da sociedade civil paulista.
A missão foi motivada pela valorização das identidades nacionais. Isso foi muito marcante na década de 30. Naquela época o Brasil ainda não se conhecia e era um país que passava por um momento de muita turbulência. Um feito importante, afinal era a primeira vez que a cultura popular do interior brasileiro se tornava efetivamente conhecida. Os pesquisadores da missão fizeram um trabalho extensivo de coleta: eles foram às capitais e aos interiores dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Pará e recolheram mais de mil melodias de tradição oral, assim como uma quantidade significativa de objetos artesanais.
Muitos gêneros musicais diferentes foram registrados na Missão de Pesquisas Folclóricas. Alguns eram estritamente ligados ao trabalho, outros a danças, a cantos para atrair o gado ou mesmo para embalar crianças. Um exemplo interessante, ligado ao trabalho, é a canção Vamos Nessa Meus Amigos, entoada pelos carregadores de piano de Recife para que pudessem sincronizar o passo enquanto transportavam o instrumento musical pelas ruas.
Por meio das percepções, estudos e capturas musicais dos pesquisadores desta expedição, o programa nos proporciona uma rica viagem sonora e cultural pelo Norte e Nordeste do Brasil, além de trazer uma valiosa entrevista com Flávia Toni, especialista em Mário de Andrade, professora do Departamento de Música da USP e do Instituto de Estudos Brasileiros.
Créditos do Programa
Roteiro: Vitor Ramirez e Gustavo Xavier
Locução: Vitor Ramirez e Cido Tavares
Pesquisa: Vitor Ramirez