USP Especiais #14 – Série Versatilidade das Teclas II – Wagner Tiso

Programa apresenta a trajetória do músico mineiro que foi integrante do Clube da Esquina.

 20/05/2020 - Publicado há 4 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #14 - Série Versatilidade das Teclas II - Wagner Tiso
/

Versatilidade das Teclas é uma série de 4 programas que aborda pianistas e tecladistas especialmente originais dos anos 70 e 80. Suas contribuições para a pluralidade da música popular brasileira são tratadas por meio da pesquisa de Carlos Eduardo Samuel, do Grupo de Estudos Radiofônicos da ECA-USP.

Neste episódio é abordada a carreira do compositor, pianista, tecladista e arranjador Wagner Tiso, que nasceu no ano de 1945, em Três Pontas, Minas Gerais. Tiso tem sua trajetória musical entrelaçada com a de Milton Nascimento, seu amigo e parceiro musical desde a adolescência. Juntos, começaram em banda de baile. Depois, participaram de experiências marcantes na história da música popular brasileira, tal como se deu com o grupo Som Imaginário e a turma de amigos que ficou conhecida como Clube da Esquina. Além de canções e arranjos para discos autorais, Wagner Tiso também compôs trilhas sonoras para filmes e espetáculos.

Com uma sonoridade variada e peculiar, este episódio vem recheado de interessantes produções musicais, trazendo em seu repertório as músicas: O Viandante (canção finalista do 4º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1968), Para Lennon e McCartney, Barulho de Trem, Armina e A3 (estas últimas do álbum “Matança do Porco”), Tema dos Deuses, Os Cafezais Sem Fim e Todas as Teclas.

 

Créditos do programa

Direção, curadoria, montagem e edição: Carlos Eduardo Samuel

Supervisão: Ivan Vilela


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.