USP Analisa #91: Nova Pró-Reitoria da USP vai abordar cinco áreas ligadas à inclusão e ao pertencimento

Órgão coordenado pela professora Ana Lúcia Duarte Lanna foi criado em maio e é tema do USP Analisa deste mês

12/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/08/2022 as 7:27
USP Analisa - USP
/

Criada em maio deste ano, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP vai centralizar todas as ações ligadas a políticas afirmativas e de permanência da Universidade. Para entender melhor como será a atuação dela e a relação com a comunidade universitária, o USP Analisa traz neste mês uma entrevista com a pró-reitora Ana Lúcia Duarte Lanna.

Ela explica que a Pró-Reitoria foi dividida em cinco áreas de atuação: Vida no Campus, que vai tratar de questões ligadas à permanência cotidiana na Universidade, como restaurantes, creches, saúde e atividade física; Saúde Mental e Bem-Estar Social, que vai cuidar do sofrimento psíquico e a necessidade de apoio tanto individual como coletivamente; Formação e Vida Profissional; Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades; e Direitos Humanos e Políticas de Reparação, Memória e Justiça.

“Cada uma dessas questões com as quais a gente está lidando é um mundo em si, um mundo de problemas e um mundo de possibilidades, mas elas também são conectadas. Então o que a gente fez? Eu busquei junto com meus colegas estruturar essas cinco áreas para que a gente pudesse ter uma dimensão operacional. Mas elas são completamente transversais”, diz ela.

Embora todas essas áreas tragam questões urgentes, Ana Lúcia destaca que a maior urgência neste momento é comunicacional, já que a Pró-Reitoria precisa ser conhecida pela comunidade universitária para poder receber suas demandas. “A gente tem que, de fato, se apresentar para a Universidade, explicar quais são as perspectivas e objetivos da inclusão e do pertencimento e fazer visíveis as nossas intenções, de forma que a Universidade reconheça que ela tem um lugar de demandas.”

Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

USP Analisa
O USP Analisa Vai ao ar pela Rádio USP quinzenalmente às sextas-feiras, às 16h:45, e também está disponível nos principais agregadores de podcast. O programa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Apresentação e edição: Thaís Cardoso. Produção: João Henrique Rafael Junior.

.