USP Analisa #86: Modernismo gerou reflexos nas políticas públicas culturais

Em entrevista ao USP Analisa, professoras do IEB e da FFLCH comentam impactos da Semana de Arte Moderna na cultura e na sociedade brasileira

03/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 06/06/2022 as 7:40
USP Analisa - USP
USP Analisa #86: Modernismo gerou reflexos nas políticas públicas culturais
/

O ano de 2022 marca o primeiro centenário da Semana de Arte Moderna, evento que teve uma série de impactos na cultura e na sociedade brasileira. Para falar sobre eles, o USP Analisa convidou a Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Walnice Nogueira Galvão e a vice-diretora e professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Flávia Camargo Toni.

Na primeira parte da entrevista, que vai ao ar nesta sexta, elas comentam sobre o primeiro Departamento de Cultura do Brasil, criado por Mário de Andrade em 1935, e os reflexos da Semana nas políticas públicas culturais do País.

“Na medida em que essas políticas públicas demandam a preexistência de um diálogo forte, a gente pode dizer que sim, a Semana de Arte Moderna está na base dessas diferentes políticas públicas culturais. Com ela, há uma aproximação oficial, porque já existiam vários grupos misturados de artistas que se encontravam de tanto em tanto, mas há como que a oficialização de uma interlocução entre eles. Quando os músicos estão em permanente diálogo com artistas plásticos, com poetas, você percebe que é um espaço que se cria em torno da cultura. E é esse espaço que alimenta muitos diálogos”, diz Flávia.

Walnice explica ainda que Mário de Andrade implantou um conceito de cultura muito mais amplo em sua gestão no departamento. “Ele vai criar parques infantis também, nessa acepção ampliada do que é cultura, e vai criar a missão de pesquisas folclóricas. Ele manda uma missão ao Norte e ao Nordeste para estudar, gravar, anotar, recolher objetos, que é uma coisa que ninguém tinha pensado em fazer ainda no Brasil. E que escapa, extrapola o âmbito paroquial do município de São Paulo. Mas é muito a cabeça do Mário também, que era extraordinária”, lembra a professora.

O USP Analisa pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music. Para saber mais novidades sobre o programa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

USP Analisa
O USP Analisa Vai ao ar pela Rádio USP quinzenalmente às sextas-feiras, às 16h:45, e também está disponível nos principais agregadores de podcast. O programa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Apresentação e edição: Thaís Cardoso. Produção: João Henrique Rafael Junior.

.