USP Analisa #68: Retorno presencial é tão desafiador quanto a suspensão das aulas

Afirmação é da presidente da Undime, Márcia Bernardes, em entrevista ao USP Analisa desta semana sobre os desafios dos municípios na educação durante a pandemia

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
USP Analisa #68: Retorno presencial é tão desafiador quanto a suspensão das aulas
/

O fechamento das escolas durante a pandemia e o recente retorno às aulas presenciais trouxeram diversos desafios para gestores educacionais nos municípios. Para discutir o que foi feito nesse período, as perspectivas com a retomada e a atuação desses gestores, o USP Analisa desta semana conversa com a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, Márcia Bernardes.

Ela explica que, na educação pública, os municípios são responsáveis pelos ensinos infantil e fundamental. Porém, no Brasil, há uma diversidade muito grande na realidade dessas cidades que ganhou maior visibilidade com a pandemia. Um dos aspectos que Márcia destaca é a acessibilidade à internet, que pode variar mesmo dentro de um mesmo município.

“Quando a gente fala de pandemia, a questão fica muito complexa dentro de um único município. Na região central, as escolas centrais e as famílias que moram no entorno do centro da cidade têm acesso às questões digitais. As escolas mais distantes, por mais que o governo tenha iniciativa de colocar internet, muitas vezes a internet não chega lá. Por que? Porque é uma questão geográfica. Por exemplo, em Mairiporã, onde estou secretária municipal de Educação, nós estamos no meio de uma serra, a Serra da Cantareira. Tem lugar em que, mesmo que a gente tente levar internet, a internet não chega. Isso é um exemplo de uma única cidade. Imagine isso no Estado de São Paulo todo.”

Para a presidente da Undime, a retomada das aulas é tão desafiadora quanto a suspensão. A instituição tem orientado os secretários a fazer um planejamento focado em três pilares: sanitário, de protocolos socioemocionais e pedagógico. “Não é um retorno simples, a gente não está retornando de umas férias. Tem toda a questão emocional por trás, as questões de estrutura física das escolas, a questão do número de funcionários, a questão da estrutura digital nas escolas, enfim, são muitas questões que envolvem esse retorno das aulas presenciais”, diz ela.

Márcia foi uma das palestrantes no no curso Políticas Públicas e a Qualidade da Educação, que é organizado pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, e discutiu exatamente esse tema da atuação das redes municipais durante a pandemia. O vídeo está disponível no canal do IEA-RP no YouTube.

Para saber mais novidades sobre o programa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.


USP Analisa
O USP Analisa Vai ao ar pela Rádio USP às quartas-feiras, às 18h05, com reapresentação aos domingos, às 11h30, e também está disponível nos principais agregadores de podcast. O programa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Apresentação e edição: Thaís Cardoso. Produção: João Henrique Rafael Junior. 

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.