USP Analisa #13: Cientistas protagonistas e seus méritos

USP Analisa exibe continuação das entrevistas com as professoras Elaine Del Bel e Carla Ventura, listadas como mulheres protagonistas na ciência brasileira

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=320096

USP Analisa #13: Cientistas protagonistas e seus méritos
USP Analisa

 
 
00:00 / 23:07
 
1X
 

Seis docentes da USP Ribeirão Preto foram citadas em um mapeamento sobre o protagonismo de mulheres na ciência brasileira. Na semana passada, o USP Analisa conversou com duas delas: a professora Elaine Del Bel, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), e Carla Ventura, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). No episódio de hoje, o podcast apresenta a segunda parte destas entrevistas.

Vencedora do Prêmio Bernice Grafstein de Realizações de Excelência em Mentoring, Elaine aponta que o feito é um reflexo do início de sua trajetória. Devido às dificuldades encontradas por ela no começo da carreira para ingressar na ciência, se propôs, quando já formada, a auxiliar todos que a procurassem com interesse de conhecer a pesquisa acadêmica. Resultado: se tornou a primeira mulher da América Latina condecorada pela Society for Neuroscience com o título, que reconhece indivíduos dedicados ao aconselhamento de neurocientistas do sexo feminino e à facilitação de sua entrada ou permanência na área.

Carla, que é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem, Saúde global, Direito e Desenvolvimento, uma equipe interdisciplinar constituída por especialistas em saúde, advogados, sociólogos e outros profissionais, comenta o trabalho desenvolvido na intersecção entre saúde e direitos humanos. “Trabalhando com usuários do serviço de saúde e membros do grupo, a gente percebe que existe uma lacuna no conhecimento dos direitos por parte das pessoas. Com base nessa constatação, começamos a desenvolver pesquisas em que buscamos valorizar a educação em direitos.”

Saiba mais ouvindo o episódio na íntegra.


USP Analisa
O USP Analisa Vai ao ar pela Rádio USP às quartas-feiras, às 18h05, com reapresentação aos domingos, às 11h30, e também está disponível nos principais agregadores de podcast. O programa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Apresentação e edição: Thaís Cardoso. Produção: João Henrique Rafael Junior. Coordenação: Rosemeire Talamone. 

 

.

 

 

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.