USP Analisa #102: Nova cátedra quer mostrar a integrantes do cenário educacional a importância das avaliações

Titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional conta ao USP Analisa desta semana como será este trabalho

Por
 24/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 05/04/2023 as 10:40
USP Analisa - USP
USP Analisa - USP
USP Analisa #102: Nova cátedra quer mostrar a integrantes do cenário educacional a importância das avaliações
/

Avaliar o desempenho dos estudantes em todos os níveis de ensino é fundamental para entender em que pontos a educação brasileira precisa melhorar e também para desenvolver políticas públicas baseadas em evidências que alcancem esse objetivo. Para articular esforços nesse sentido, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP se uniram em uma cátedra lançada no início do mês em Ribeirão Preto. A titular da Cátedra, professora Maria Helena Guimarães de Castro, conversou com o USP Analisa e conta no programa desta sexta como será desenvolvido esse trabalho.

“A partir da Cátedra, nós podemos trabalhar, primeiro, as questões mais gerais relacionadas à avaliação. Fazer minicursos e webinários para discutir, por exemplo, por que que o Saeb precisa mudar, como fazer para implementar a nova Base Nacional Comum Curricular, como nós podemos monitorar a implementação da nova BNCC. Outra coisa é como traduzir as avaliações nacionais e internacionais para o público em geral, para as escolas e os gestores públicos de Educação Básica. Um outro ponto que eu acho que também que é muito relevante é discutir questões ligadas à educação superior. Fazer um debate sobre o novo ensino médio e o novo Enem é muito importante, é um tema polêmico do momento, então quanto mais nós pudermos ouvir diferentes vozes a favor e contra, quanto mais nós pudermos ouvir profissionais, especialistas que possam dar sugestões, nós estaremos contribuindo para um debate relevante”, explica ela.

Ela destaca que um de seus objetivos é mobilizar diferentes atores, como secretários de educação, diretores de escola e integrantes da própria sociedade para mostrar que a avaliação é um instrumento de diagnóstico para mostrar como estão as escolas e o que se pode fazer para melhorá-las.

“A inovação em avaliação é justamente poder entender que avaliação é um processo em permanente mudança e cada vez mais nós estamos falando de uma inovação conceitual, metodológica e tecnológica. Como a inteligência artificial vai, de fato, influenciar as avaliações? Eu acho que por aí você já tem assim digamos uma estrada fantástica e que nós ainda não conhecemos”, diz a professora.

O USP Analisa pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music. Para saber mais novidades sobre o podcast e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.