Embora ainda não tenha definitivamente terminado, a pandemia de covid-19 deixou um importante legado para a ciência e para as políticas de saúde. Para falar sobre esse tema, o USP Analisa conversa com o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Benedito Lopes da Fonseca.
Ele explica que esse legado inclui pontos positivos e negativos. Entre os positivos, Benedito destaca a ação rápida de cientistas e profissionais de saúde no desenvolvimento de medidas para conter a transmissão do vírus Sars-Cov-2.
“Os estudos mostraram muito rapidamente, por exemplo, que o uso de máscara, a higienização das mãos, seja com água e sabão ou com álcool gel, e o isolamento social, a gente não fazer aglomeração, eram importantes. Outro ponto positivo foi a produção de várias vacinas contra o vírus. Foram feitos ensaios clínicos de uma maneira extremamente rápida, se teve resultados rápidos e não há dúvidas de que a vacina teve um impacto muito grande na contenção da progressão da doença. Além disso, foi importante a mobilização dos sistemas de saúde, de hospitais com o próprio sistema de saúde dos municípios e dos municípios com as unidades distritais e com os estados”, diz o professor.
O destaque negativo, segundo ele, concentra-se no embate que houve entre autoridades, algo que aconteceu tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. “Seria necessário que os dirigentes do país agissem em consonância com os estados e municípios, para que a gente conseguisse ter um melhor enfrentamento da pandemia. E, por acaso, esses dois países que eu citei, o Brasil e os Estados Unidos, foram aqueles que tiveram maiores problemas em termos de atuação conjunta de todos os órgãos de saúde e também os maiores números de casos. Isso mostra como é extremamente importante ter um trabalho conjunto”, afirma Benedito.
O USP Analisa pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.
USP Analisa
O USP Analisa Vai ao ar pela Rádio USP quinzenalmente às sextas-feiras, às 16h:45, e também está disponível nos principais agregadores de podcast. O programa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Apresentação e edição: Thaís Cardoso. Produção: João Henrique Rafael Junior.
.