Subprodutos da agroindústria podem ser reaproveitados na alimentação de ruminantes

Bagaço e palhada de cana-de-açucar, bagaço de laranja, bagaço de mandioca, casca de amendoim e casca de soja, entre outros resíduos, podem ser usados na alimentação de ruminantes. Na entrevista desta quinta-feira (2), a engenheira agrônoma Beatriz Elisa Bizzuti descreveu como foram os testes realizados em laboratório e com ovinos

Por
 02/07/2020 - Publicado há 4 anos
Novos Cientistas - USP
Novos Cientistas - USP
Subprodutos da agroindústria podem ser reaproveitados na alimentação de ruminantes
/

Em seu estudo desenvolvido no Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, a engenheira agrônoma Beatriz Elisa Bizzuti avaliou possibilidades de reaproveitamento de alguns subprodutos agroindustriais na alimentação de ruminantes. Em entrevista aos Novos Cientistas, Beatriz descreveu como realizou a pesquisa Sustentabilidade da produção: uso de subprodutos agroindustriais na produção de pequenos ruminantes, que teve a orientação do professor Adib Luiz Abdalla.

Nos laboratórios do Cena, a engenheira avaliou o potencial nutricional de subprodutos como bagaço e palhada de cana-de-açúcar, bagaço de laranja, bagaço de mandioca, casca de amendoim, casca de soja, palhada e resíduos de feijão e palhada de milho. Foram elaboradas duas dietas experimentais contento resíduo de feijão e casca de soja, em substituição parcial do milho triturado e farelo de soja. “Também elaboramos uma dieta controle com milho triturado farelo de soja”, descreveu Beatriz. O segundo ensaio foi realizado in vivo e foram avaliados o desempenho animal e a digestibilidade dos nutrientes, entre outros parâmetros.

Nos testes foram utilizados 16 animais (ovinos), sendo oito fêmeas e oito machos, agrupados aleatoriamente em cada tratamento. Segundo a engenheira, as dietas experimentais testadas, tanto no primeiro ensaio como no segundo, apresentaram performance similar à da dieta controle à base milho e farelo de soja.”Concluímos que o uso de alguns subprodutos podem, de fato, ser usados nas dietas de ruminantes sem interferir na produtividade”, afirmou a pesquisadora.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.