Sociedade em Foco #99: A falta de um Plano Nacional de Desenvolvimento

Para Portella, Brasil precisa de um plano Nacional de Desenvolvimento capilarizado e voltado para o combate à desigualdade

 14/12/2021 - Publicado há 2 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #99: A falta de um Plano Nacional de Desenvolvimento
/

As eleições presidenciais de 2022 se aproximam e, segundo José Luiz Portella, não vemos políticos propondo um Plano Nacional de Desenvolvimento voltado para a diminuição da desigualdade. O professor destaca que “desenvolvimento não é crescimento, não é ter o PIB aumentado tão somente. Crescimento com distribuição de renda significa que o crescimento melhore a vida de todos”.

Portella diz que para haver crescimento acompanhado da distribuição de renda é necessário o estabelecimento e cumprimento de metas, de maneira similar ao plano voltado para a industrialização nacional de Juscelino Kubitschek. O plano deve ter uma síntese, isto é, um objetivo, que deve ser o combate à desigualdade e a eliminação da extrema pobreza. Portella descreve o modelo de plano necessário como um “plano que tivesse quatro ou cinco metas ligadas à Presidência da República, mas que tivesse sinergia. Então, cada Ministério precisaria ter três metas com relação à desigualdade na sua área, independentemente das cinco grandes metas. E isso deveria ser replicado para os Estados brasileiros. Todos deveriam ter também pelo menos três metas de eliminação de desigualdade”. O professor também diz que cada município deveria ter pelo menos uma meta para esse fim.

Portella aponta a importância da capilarização do Plano Nacional de Desenvolvimento, ou seja, a existência de planos também nos Estados e municípios, para garantir que a distribuição de recursos não aumente a desigualdade, como acontece quando são distribuídos deliberadamente mais recursos para cidades que são de interesse de alguns políticos. Essa distribuição baseada em interesses privados gera um desequilíbrio entre a cidade beneficiada e as que a cercam, promovendo a desigualdade.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.