Sociedade em Foco #98: Ajuste fiscal não substitui orçamento base zero

José Luiz Portella ressalta que o ajuste fiscal nunca foi uma solução para questões de desigualdade

Jornal da USP
Jornal da USP
Sociedade em Foco #98: Ajuste fiscal não substitui orçamento base zero
/

O Brasil passa por um cenário de ajuste fiscal acompanhado por um crescimento abaixo do esperado. “Não há registro na história do Brasil de crescimento com distribuição de renda feito a partir do ajuste fiscal”, comenta José Luiz Portella. O professor explica que o ajuste fiscal não é suficiente para reanimar os protagonistas de mercado. “Os empresários só vão tirar o dinheiro do banco, só vão tirar o dinheiro da aplicação quando tiverem uma razoável certeza de que, no futuro, esse investimento vai render mais do que uma aplicação”, afirma.

Portella aponta a necessidade de ter uma meta fiscal, mas conter os gastos e criar projetos que deem às pessoas que mais sofrem com a desigualdade e com a pobreza condições dignas de vida e que as incluam no consumo, como o Auxílio Emergencial fez.

O professor acredita que seja necessário rever o orçamento da União, buscando livrá-lo de rubricas e privilégios, através de um orçamento base zero, antes de pensar em um ajuste fiscal. Portella diz que, feito esse orçamento base zero, “vai sobrar dinheiro para você fazer um forte investimento na área social, no combate à desigualdade, colocar as pessoas em padrão mínimo de vida”, isso tudo sem atropelar uma âncora fiscal.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.