Sociedade em Foco #93: Lobby e desigualdade acompanham projeto que impede supersalários

Para José Luiz Portella, há um jogo de interesses em propostas como essa e os responsáveis por pautá-las acabam defendendo seus próprios privilégios

Jornal da USP
Jornal da USP
Sociedade em Foco #93: Lobby e desigualdade acompanham projeto que impede supersalários
/

Depois de levar quatro anos para ser aprovado na Câmara, o projeto de lei que busca impor barreiras aos supersalários no funcionalismo público está travado no Senado. 

Para o professor José Luiz Portella, essa demora é a marca da desigualdade e dos privilégios que marcam o Brasil. Portella conta que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) não dá seguimento ao texto, semelhante ao que acontece em alguns casos no Supremo Tribunal Federal. “Em vários projetos, os ministros sentam em cima porque não querem que aquele projeto tramite.”  

“Se você deseja um país menos desigual, você tem que ter consciência dos seus interesses, eles não podem estar acima dessa máxima”, afirma.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.