Sociedade em Foco #91: Aumento do IOF é sinal de desespero e despreparo do governo

Neste Sociedade em Foco, José Luiz Portella avalia o cenário das políticas públicas e o aumento do IOF para reformulação do Bolsa Família como sinal de desespero e ineficiência do governo federal

Jornal da USP
Jornal da USP
Sociedade em Foco #91: Aumento do IOF é sinal de desespero e despreparo do governo
/

O governo federal vai aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) até o final deste ano. A medida surge como proposta para arrecadar fundos para o Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Economia, pretende-se arrecadar pouco mais de R$ 2 bilhões. Neste episódio do Sociedade em Foco, José Luiz Portella comenta a proposta do projeto de política pública.

Para Portella, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao lado de sua equipe, cometeu um “erro brutal” com a questão dos precatórios, já que era uma situação previsível. “Ele está desesperado com a questão do precatório”, comenta. Ainda de acordo com Portella, o orçamento foi muito malfeito, o que pode gerar falta de dinheiro para muitas rubricas. Nesse sentido, o professor também mostra como é contraditório o aumento do imposto pelo governo, que disse que não aumentaria durante a gestão, o que pegou toda a população de surpresa. “Isso é um desastre porque, do ponto de vista de políticas públicas, não só fica claro o mau gerenciamento do orçamento, como também surge o problema de falta de dinheiro para bancar políticas públicas”, explica Portella.

Até as eleições surgirão muitas surpresas negativas, tanto para o mercado financeiro quanto para o político. “Nós não vamos ter políticas públicas em 2022 devido às eleições, mas também não teremos em 2023, já que os rombos orçamentários deverão ser cobertos pelo presidente eleito”, avalia Portella. Por fim, ele conclui que o aumento do IOF surge como um sinal de desespero por parte do gerenciamento econômico no Brasil e, de modo geral, outro sinal de ineficiência do governo em questão.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.